Pokémon: A Staff

Staff

Muitas pessoas já fizeram parte da Staff de Pokémon. Nesta seção, você irá conhecer um pouco mais sobre as pessoas mais famosas que fazem parte desta franquia.

Satoshi Tajiri

É o criador de Pokémon, responsável pelos conceitos originais que levaram a série a existir. Ele trabalha como CEO da Game Freak. Quando criança, ele gostava de colecionar insetos e sempre buscava diferentes meios de capturá-los. Quando viu crianças jogando Game Boy e interagindo com o cabo link, ele imaginou os seus insetos andando pelo cabo de um jogo para o outro. O conceito de pokémon foi surgindo. Ele apresentou a ideia para a Nintendo e com a ajuda de Shigeru Miyamoto pode trabalhar na Game Freak no desenvolvimento dos primeiros jogos. O jogo é sucesso até hoje. O nome japonês de Ash é Satoshi, em sua homenagem.

Ken Sugimori

É um amigo de Satoshi Tajiri e ilustrador das artworks oficiais dos jogos de Pokémon. Ele também desenvolve trabalhos de artes conceituais para os filmes, ilustra as cartas do TCG e diversos produtos da série. Os primeiros pokémons tiveram seus desenhos criados unicamente por ele. Nas gerações mais recentes, Sugimori vem reunindo uma equipe de desenhistas para criar os novos personagens e pokémons. A artwork final é sempre feita por ele. Geralmente sua inspiração vem ao observar animais em zoológicos e aquários. Quando vai desenhar novos personagens, costuma começar por um esboço bem malfeito para depois dar um detalhamento profissional. Depois disso, ele vai desenhando o personagem em diversas posições até se sentir satisfeito.

Junichi Masuda

É um dos diretores e membros fundadores da Game Freak. Ele sempre trabalha na direção e composição dos jogos de Pokémon da Game Freak. Ele compôs a trilha sonora de todos os jogos da série principal. Ele está diretamente envolvido no design e nomeação da grande maioria dos pokémons. Para ele, a parte mais difícil nesse trabalho é se certificar de que o nome e os atributos de um pokémon sejam bem recebidas pelos públicos do mundo todo. Quando está desenvolvendo um jogo, ele procura fazer de forma que um novato possa lidar facilmente com ele, apresentando os conceitos mais complicados de uma maneira mais simples. Ele acredita que jogos portáteis podem oferecer uma forma de interação social que não pode ser encontrada em outros tipos de jogos. Ele mesmo desenvolveu uma técnica para se obter pokémons shinies mais facilmente, chamado de "método Masuda". Foi ele também que revelou o easter egg do diamond dust. Nos últimos anos ele foi o responsável por trazer diversos anúncios importantes de jogos de Pokémon que estavam para ser lançados.

Shigeru Miyamoto

É um designer e produtor de diversos jogos da Nintendo, entre eles, Mario, Donkey Kong, The Legend of Zelda e Pikmin. Satoshi Tajiri e Ken Sugimori haviam criado o conceito inicial de Pokémon, os Capsule Monsters. A ideia foi apresentada para a Nintendo e rejeitada inicialmente. Shigeru teve interesse na ideia e resolveu ajudar a Game Freak na produção e distribuição de Pokémon. Ao longo dos próximos 5 anos, a Game Freak, ao lado da Creatures, Inc. (outro desenvolvedor da Nintendo), criou os primeiros jogos de Pokémmon: Red e Green. Foi Shigeru quem deu a ideia de lançar um par de jogos para promover as trocas entre jogadores. Gary, o rival de Ash no anime, é chamado de Shigeru no Japão.

Tsunekazu Ishihara

É o presidente e CEO da The Pokémon Company e produtor de Pokémon. Ele gerencia diversos aspectos da franquia, o que inclui o anime, os jogos e o TCG. Antes de começar a trabalhar com Pokémon, ele participou na produção de jogos como EarthBound e Mario’s Picross. Ele participou da produção dos primeiros jogos de Pokémon. Ele aparece como um NPC no jogo de Pokémon TCG para Game Boy.

Shigeki Morimoto

É um programador e desenvolvedor de jogos da Game Freak que vem participando na produção dos jogos de Pokémon desde as primeiras versões. Ele também participou como conselheiro e no desenvolvimento de alguns pokémons, entre eles Mew, seu favorito. Ele também aparece como um NPC em B/W e B2/W2 no prédio da Game Freak, onde é possível batalhar com ele.

Kōji Nishino

É um designer que vem participando na produção dos jogos de Pokémon desde as primeiras versões. Ele também aparece como um NPC em B/W e B2/W2 no prédio da Game Freak. Em B2/W2 é possível batalhar com ele. O pokémon mais forte dele é Snorlax. O apelido de Nishino é Kabigon, o nome japonês de Snorlax. Seu sprite no jogo também é de um treinador gordinho.

Shigeru Ohmori

É um desenvolvedor de diversos jogos de Pokémon que trabalha na Game Freak. Ele liderou a equipe de produção de Diamond e Pearl e foi um dos desenvolvedores do sistema do Pokéwalker. Ele mesmo desenvolveu o recurso do Underground de D/P e também participou na criação de pokémons da 4ª geração, mas especificamente nas evoluções de pokémons que existiam em gerações anteriores. Ele anunciou o Mega Audino para Omega Ruby e Alpha Sapphire, games dos quais foi diretor. Sua primeira participação no desenvolvimento de jogos foi em Ruby e Sapphire.

Satoru Iwata

É um ex-presidente e CEO da Nintendo. Em Pokémon, ele participou na produção de diversos jogos. Em 8 de janeiro de 2013, Iwata apareceu num Nintendo Direct para o anúncio dos jogos X e Y. Ele veio a falecer em 2015 devido a um tumor no ducto biliar.

Takeshi Shudō

Foi o principal roteirista da série clássica do anime (Kanto, Ilhas Laranja e Johto), escrevendo o roteiro de vários episódios, bem como os três primeiros filmes e o especial do Retorno de Mewtwo. Ele faleceu em 2010 por conta de uma hemorragia. Ele também havia trabalhado em outras obras, como Magical Princess Minky Momo, Martian Successor Nadesico e Legend of the Galactic Heroes.

Kenji Okubo

É o atual líder da The Pokémon Company International (TPCi). Ele é o responsável pela supervisão de todas as iniciativas envolvendo Pokémon fora do Japão, incluindo o licenciamento na América e Europa, o jogo de pokémon TCG e a série do anime. Ele havia trabalhado para a The Pokémon Company em Tóquio como diretor de negócios internacionais. Em seguida, se juntou a Pokémon USA e foi subindo na carreita até se tornar vice-diretor executivo. Ele sucedeu o ex-presidente Akira Chiba e se tornou o chefe administrativo quando a Pokémon USA e a Pokémon UK se fundiram.

Kouichi Ooyama

É um dos desenhistas originais do Pokémon TCG. Um personagem do jogo de Pokémon TCG para Game Boy foi inspirado nele: Dr. Ooyama (Dr. Mason na versão em inglês do jogo).

Masamitsu Hidaka

Foi o diretor do anime até uma parte da temporada Batalha da Fronteira e também trabalhou como o artista storyboard para muitos episódios.

Ikue Ohtani

É uma dubladora japonesa de Pokémon. Ela é mais famosa por fazer a voz do Pikachu do Ash. Ela também é a responsável na dublagem do Pikachu em jogos onde Pikachu tem o seu som característico, como em Pokémon Yellow, Hey you, Pikachu!, Pokémon X/Y, entre outros. Ela também faz a voz de diversos outros personagens e pokémons na versão japonesa da dublagem.

Rica Matsumoto

É uma dubladora japonesa de Pokémon. Ela faz a voz do Ash desde a primeira temporada. Ela também é cantora e cantou algumas aberturas e encerramentos japoneses da série.

Shōko Nakagawa

É uma dubladora japonesa de Pokémon. Desde a série DP, ela sempre faz a voz de uma personagem feminina ou de um pokémon nos filmes. Shoko é mais famosa por apresentar os programas japoneses Pokémon Sunday, Pokémon Smash! e Pokémon Get☆TV. Ela também é conhecida pelo apelido de Shokotan. Também chegou a cantar um tema de filme e encerramentos da série.

Kōichi Yamadera

É um dublador japonês de Pokémon. Em todos os filmes de Pokémon ele faz a voz de algum personagem ou pokémon que aparece no filme. Ele também é conhecido por ser o apresentador do programa japonês chamado Oha Suta, um programa infantil que eventualmente também traz atrações sobre Pokémon, em especial sobre filmes que estão para estrear.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page