A Passagem da 5ª para a 6ª geração

Tudo começou com um anúncio misterioso que iria ao ar em 08 de janeiro de 2013, numa seção especial do Nintendo Direct que foi chamada de Pokémon Direct.


O primeiro trailer da nova geração

A 6ª geração foi anunciada para ser lançada simultaneamente no mundo todo em outubro de 2013. Pokémon X e Pokémon Y formavam um jogo inteiramente em 3D para Nintendo 3DS. Junto com o trailer, os pokémons iniciais da nova região foram imediatamente revelados, com seus nomes internacionais. Chespin era o inicial de planta, Fennekin o de fogo, e Froakie, o de água. Outros dois pokémons misteriosos apareciam no trailer seriam os novos lendários, que mais tarde foram revelados ser Xerneas e Yveltal.


Novos iniciais


Novos lendários

Um tempo depois, uma nova evolução de Eevee apareceu na CoroCoro. Chamava-se Nymphia, mas pouco tempo depois seus nomes internacionais foram revelados. Este era Sylveon, no entanto, seu tipo permaneceu um mistério por um longo período. Ele estava programado para aparecer no próximo mini-filme da série.


Sylveon… qual será o seu tipo?

Passadas algumas semanas, um trailer mostrava “um novo pokémon com uma aparência familiar”, que parecia muito com Mewtwo. Pouco depois foi revelado um trailer do 16º filme que confirmou a relação que ele tinha com Mewtwo. Aparentemente tratava-se de uma nova forma.


Nova forma de Mewtwo?

Depois de mias um tempo de espera, mais informações surgiram na CoroCoro. Mais 4 novos pokémons foram revelados. Pouco tempo depois, os sites oficiais foram atualizados com informações sobre eles. Estes eram Pancham, Fletchling, Gogoat e Helioptile. Os protagonistas também foram mostrados. Foi possível ver que a aparência deles podia ser personalizada. Outras coisas como o mapa da nova região (Kalos), montar em Gogoat e sentar em bancos também foram reveladas nessa época.


Pancham, Fletchling, Gogoat e Helioptile


Novos protagonistas

Uma grande novidade que causou um grande impacto no mundo pokémon foi anunciada em uma edição do Nintendo Direct na E3. Um novo tipo de pokémon foi introduzido, o tipo fada! Um tipo feito especialmente para combater o tipo dragão. E adivinha? Esse era o tal tipo misterioso de Sylveon. Pokémons antigos como Jigglypuff, Marill e Gardevoir também viriam a ser reclassificados para esse novo tipo. Mais dois pokémons foram apresentados: Vivillon e Noivern. Também foi apresentado um novo recurso, o Pokémon Amie, para você brincar e cuidar de seus pokémons. A data oficial de lançamento foi revelada ser em 12 de outubro.


Introduzindo um novo tipo de pokémon: tipo fada! + Pokémon Amie


Noivern e Vivillon

Ainda na E3, durante uma seção de mesa redonda, foram apresentadas mais novidades. Temos então as Sky Battles, onde batalhamos com pokémons pelo céu. Temos também as Horde Battles, onde enfrentamos um grupo de pokémons com um único pokémon. Foi apresentado o sistema PSS (Player Search System) e a possibilidade de escolher o idioma do jogo. Mais três pokémons foram apresentados: Talonflame, Clauncher e Skrelp.


Clauncher e Skrelp


Talonflame e PSS


Sky Battle e Horde Battle

A CoroCoro lançou depois com as informações que já tínhamos visto. De novo na revista, tínhamos um novo pokémon, que mais tarde foi revelado nos sites oficiais se chamar Litleo. Tivemos também Flabébé, um novo tipo fada, além de Scatterbug e Spewpa, que faziam parte da linha evolutiva de Vivillon. A revista também mostrou a líder de ginásio Viola, e sua irmã jornalista Alexa, que estava prestes a fazer uma aparição no anime. Também foram apresentados Shauna, Tierno e Trevor, os companheiros de viagem. Calem e Serena foram revelados posteriormente no site oficial como mais um amigo, que seria de sexo oposto ao seu.


Novos amigos e Litleo


Linha evolutiva de Vivillon e Fabébé


Alexa e Viola

O novo visual de Ash foi divulgado. Ele estará presente na região de Kalos na próxima temporada!


Ash em Kalos

Em um anúncio especial de Junichi Masuda tivemos a revelação de Honedge. Algumas paisagens da França que serviram de inspiração para alguns lugares de Kalos também foram mostradas nesse anúncio.


Honedge revelado

Pangoro, Inkay, Malamar, Swirlix e Spritzee são apresentados na revista CoroCoro. Seus nomes ocidentais foram revelados pouco depois nos sites oficiais. Tivemos a revelação de Xerneas como tipo fada e Yveltal como noturno/voador. Também é mostrado os líderes de ginásio Clemont e Grant, o professor Sycamore e a Team Flare.


Pangoro, Inkay e Malamar


Spritzee e Swirlix

Enquanto isso, o 16º filme já estava sendo exibido nos cinemas. Um trailer dos jogos era exibido ao término do filme, onde uma horda de um novo pokémon árvore apareceu. Este era Trevenant, mas como o trailer era japonês, todos o conheciam apenas como Orotto. Seu nome ocidental só foi descoberto próximo ao lançamento dos jogos.


Orotto

Então, somos surpreendidos novamente. Um novo conceito é introduzido: a mega evolução. Este é um fenômeno que poderia acontecer apenas durante as batalhas. Certos pokémons seriam capazes de mega evoluir. Aquela forma de Mewtwo foi confirmada ser na verdade sua mega evolução. Outros pokémons como Blaziken, Lucario, Absol, Mawile e Ampharos também serão capazes de mega evoluir. Mawile for revelado ter adquirido o tipo fada e o Mega Ampharos seria Elétrico/Dragão em sua mega evolução. A líder de ginásio Korrina foi mostrada como a chave para entender as mega evoluções. Mais três novos pokémons: Skiddo, Bunnelby e Dedenne. O Super Training para treinar EVs também foi apresentado. Todas essas informações estavam em pouco tempo nos sites oficiais.


Mega Evoluções


Skiddo, Bunnelby, Dedenne e Korrina

No campeonato mundial de Vancouver, Junichi Masuda revelou mais uma mega evolução, desta vez era Kangaskhan.


Mega Kangaskhan

Um novo Pokémon Direct foi agendado. Nele conhecemos o Pokémon Bank. Também ficamos sabendo que os três iniciais de Kanto também poderiam ser escolhidos em X/Y. E mais: Venusaur, Charizard e Blastoise ganham Mega Evoluções. No vídeo dessa edição, durante uma fração de segundo foi possível ver um novo pokémon, até então desconhecido. Mais tarde, foi revelado ser Furfrou.


Venusaur, Charizard e Blastoise mega evoluem!


Furfrou vaza

Na última CoroCoro antes do lançamento, Furfrou é oficialmente revelado. Ele teria formas alternativas. Junto a ele, também foram Meowstic (que tinha uma aparência diferente para macho e fêmea), Tyrunt e Amaura (os novos pré-históricos), Quilladin, Braixen e Frogadier (as evoluções dos iniciais), uma mega evolução de Garchomp e uma nova mega evolução para Mewtwo! As mega evoluções dos iniciais de Kanto também são mencionados na revista. A personagem Diantha também é mostrada. Tivemos ainda a nova tabela de tipos, incluindo o tipo fada.


Furfrou, Meowstic, Tyrunt e Amaura


Quilladin, Braixen e Frogadier


Novo Mega Mewtwo e Mega Garchomp

A IGN disponibilizou uma imagem de mais um novo pokémon: Pyroar, a evolução de Litleo. Informações sobre ele, bem como as novidades reveladas na CoroCoro, foram atualizadas no site oficial.


Pyroar revelado

Enquanto isso, foi confirmado que no anime Serena acompanharia o Ash, juntamente de Clemont e sua irmãzinha Bonnie. Também é mostrado que Wobbuffet retornaria para Jessie, e que os visuais de Giovanni, Jenny e Joy seriam atualizados.


6ª geração no anime

As evoluções dos pokémons pré-históricos vazam na Jeux Video e IGN. Tyrantrum é a evolução de Tyrunt e Aurorus, a evolução de Amaura. Mais informações sobre eles saíram não muito depois nos sites oficiais.


Tyrantrum e Aurorus

E aproveitando os mais diversos recursos para divulgar informações, uma novidade é apresentada na página oficial de Pokémon no Facebook. Doublade, a evolução de Honedge, é divulgado. Mais tarde, informações sobre ele foram adicionadas no site oficial.


Doublade

De uma outra forma inédita, tivemos pokémons sendo revelados até mesmo em panfletos. Desta vez eram Slurpuff (a evolução de Swirlix) e Aromatisse (evolução de Spritzee). Mais tarde, informações sobre eles foram adicionadas no site oficial.


Slurpuff e Aromatisse

Até mesmo no anime tivemos uma surpresa. Num especial dedicado a história de Red dos jogos, vimos seu Charizard mega evoluir, mas para uma forma diferente da que conhecíamos. Assim como Mewtwo, Charizard também ganhou duas mega evoluções. E desta vez ele se tornou do tipo fogo/dragão. Informações sobre o novo Mega Charizard foram adicionados no site oficial.


Novo Mega Charizard

Já próximo ao lançamento, algumas pessoas tiveram acesso ao jogo. Começou então uma maratona de vazamentos. Nessa brincadeira, pudemos conhecer todos os demais pokémons da 6ª geração acessíveis no jogo. Algumas mega evoluções que podiam ser obtidas mais facilmente também vazaram.




O restante dessa geração foi descoberta graças a vazamentos

E não tivemos Fakes esse ano? Graças ao lançamento mundial, os pokémons eram revelados diretamente ao mundo inteiro, sem tortura de sombras de pokémons, como era na época em que as revelações eram dedicadas ao público japonês. Mesmo assim, devido a demora da revelação das formas evoluídas dos iniciais, hipóteses de como elas seriam foram desenhadas. Também foi feito um projeto do “lendário Z”. Apenas um ou outro fake de pokémons completamente novos chegou a se espalhar na internet.





Fakes das evoluções dos iniciais


Lendário Z


Fakémons

A passagem para a 6ª geração mexeu com o mundo todo. Apesar de ser a menor até então (considerando o número de pokémons), trouxe várias surpresas. A contagem geral já passa dos 700 pokémons, até quando iremos ver novas gerações de pokémons?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...