A Passagem da 3ª para a 4ª Geração

Gonbe (Munchlax) foi o primeiro pokémon da 4ª geração a ser revelado, logo em maio de 2004. Ele foi programado para fazer sua primeira aparição no 7º filme da série, que iria aos cinemas no mesmo ano. Ele iria ser a pré-evolução do enorme Snorlax. Surgiram alguns rumores que seu nome americano seria Laxbe, talvez pelo fato do nome japonês de snorLAX ser kabiGON. Mais tarde, em outubro, foi revelado que seu nome americano seria Munchlax.



As primeiras imagens de Gonbe

Embora seja da geração anterior, Deoxys, que também iria aparecer no 7º filme, havia ganhado duas aparências diferentes. Ele tinha ganhado uma forma de ataque e uma de defesa, podendo alternar livremente entre elas. Elas estavam presentes nos games recém-lançados Pokémon FireRed (forma ataque apenas) e Pokémon LeafGreen (forma defesa apenas). Após o filme ser lançado, Deoxys ganhou uma nova forma para Pokémon Emerald, a forma de velocidade. A forma velocidade foi a única para a qual Deoxys não se transformou no 7º filme, devido ao fato de Emerald ainda não ter sido lançado quando o 7º filme estreou.


Pokémons do 7º filme

 


Gonbe e Deoxys sendo divulgados na CoroCoro

Após o lançamento de Emerald, viria um ano cheio de spin-offs, como Pokémon Ranger e Pokémon Mystery Dungeon. Os games estavam mudando de plataforma (de Game Boy Advance para Nintendo DS), tanto é que uma versão de Mystery Dungeon foi lançada para GBA, enquanto a outra, para NDS. Em um dos spin-offs, Pokémon Dash, já podíamos ver Gonbe entre os pokémons da 3ª geração.


Novo game para a nova plataforma tinha um pokémon da 4ª geração na capa

Pouco depois foi divulgado que os próximos jogos da série principal se chamariam Pokémon Diamond e Pokémon Pearl, seria neles que iríamos capturar Gonbe e os demais pokémons da 4ª geração que estariam por vir. Muitos sites tiveram que reforçar que os novos games não se tratavam das hacks dos Electric Monsters para Game Boy Color (Pokémon Diamond e Pokémon Jade), exibidos no site da Ebay em 2001. Diamond e Pearl seriam games oficiais.


Diamond & Jade: games de “electric monsters” para Game Boy Color

No anime, Gonbe faz sua aparição e é capturado por May. Novas informações da 4ª geração vieram com o anúncio do 8º filme. A revista CoroCoro disponibilizou uma sombra de um novo pokémon. Rukario (Lucario) estava progamado para ser um dos protagonistas do 8º filme.


Silhueta de Rukario na revista CoroCoro


Rukario: o ser metade Blaziken metade Mewtwo

Não demorou muito para que o trailer e o pôster do 8º filme fossem divulgados, revelando a verdadeira face de Rukario.

Diamond & Pearl
Rukario revelado!

 

Trailer do filme de Rukario

Mais uma vez, a CoroCoro trazia informações do novo filme. Desta vez tivemos as sobras de 3 novos pokémons: Manene (Mime Jr.), Usohachi (Bonsly) e Manyula (Weavile). Todos eles relacionados a pokémos de gerações anteriores (Mr. Mime, Sudowoodo e Sneasel). Até aqui somamos 5 pokémons da 4ª geração pré-revelados, todos eles marcariam presença no 8º filme. Na edição seguinte da CoroCoro, as sombras são reveladas. Mais tarde, no anime, Brock possuiria um Usohachi e James, um Manene.


Mais 3 novas sombras

 


Scan da CoroCoro

 

Three New Pokémon


Os 3 pokémons ao serem revelados

 


Scan da CoroCoro

Com o lançamento de Pokémon XD: Gale of Darkness, Usohachi tornou-se o segundo pokémon da 4ª geração a ter o nome ocidental confirmado (Bonsly). Além dele, Gonbe também fez sua aparição em Pokémon XD.


Usohachii e sua participação em Pokémon XD

Mais novidades da 4ª geração vieram com os anúncios do 9º filme da série. Manaphy, o novo lendário da linha Mew-Celebi-Jirachi, foi revelado como sendo a estrela desse filme, novamente na CoroCoro. O filme contava com a presença de um Pokémon Ranger, sendo uma referência para o spin-off que estava sendo lançado. O ovo de Manaphy visto no filme poderia ser obtido no jogo de Pokémon Ranger. Além disso a revista revelou as sombras de mais 3 novos pokémons, que também apareceriam no filme: Tamanta (Mantyke), Buizeru/Buoysel (Buizel) e Perappu (Chatot).


Manaphy e 3 novos pokémons

 


Revelação dos pokémons na edição posterior da revista

 


Imagens dos novos pokémons, após revelados

Tivemos 9 pokémons da geração seguinte participando de filmes. Agora, as novas novidades vinham à tona na mídia. As primeiras imagens de Diamond & Pearl começaram a vazar. Nota-se claramente os sprites betas.


Primeiras imagens de batalha em D/P com os novos pokémons

 


O que há de errado com o rival e a dupla de vilões?

Temos as informações do continente Shinou (Sinnoh) e do professor Nanakamado (Rowan). Ficamos sabendo das diferenças de machos e fêmeas, que o dia e a noite voltaram nos games, e o PokéGear/PokéNav desta geração: o Pokétch. Tinha outras imagens curiosas, como a função de altura e peso da Pokédex e o fato do Pokémon Center possuir um andar subterrâneo.





Mais imagens

Logo foram revelados os guardiões das novas versões: Diaruga (Dialga) e Parukia (Palkia), com aparências tão fora do comum quanto às de Groudon e Kyogre na geração anterior. Junto a eles, foram revelados também mais 3 pokémons: Dorapion (Drapion), Cherimu (Cherrim) e Pachirisu. Dorapion foi apontado como um dos pokémons principais dos novos vilões.


Os novos lendários

 


Os novos pokémons

 


Metalgarurumon e Mugendramon Diaruga e Parukia

No primeiro trailer de Diamond/Pearl tivemos um pokémon até então não revelado. Tratava-se de Elekiburu/Elekible (Electivire), a evolução de Electabuzz, como muitos especulavam. Também pudemos ver algo dos novos Pokémon Super Contests.



Imagens do trailer

 

Assista ao trailer!

Outro pokémon que vazou foi Rozureido (Roserade), uma Roselia com buquês nas mãos. Não precisou pensar muito para descobrir que se tratava da evolução de Roselia. Outro pokémon foi Koroboshi (Kricketot). Julgando pela aparência, muitos acreditavam que Koroboshi fosse ter alguma ligação com Volbeat e Illumise.



Pokémons que escaparam

Houve ainda mais um pokémon que escapoliu: Karanakushi (Shellos). Qualquer um que o via acreditava que seria a pré-evolução de Lapras. Na verdade, este pokémon, junto com a sua evolução (que não era Lapras), estava planejado para ser lançado ainda na 3ª geração, mas por alguma razão não foi. Na versão final de Diamond/Pearl foi possível encontrar alguns sprites dele que não foram utilizados, provavelmente de sua aparência beta, planejada para ser lançada na geração anterior.


A pré-evolução de Lapras?

 


Como seriam Karanakushi e sua evolução se fossem mesmo lançados na 3ª geração?

A próxima edição da CoroCoro trouxe a confirmação oficial de Elekiburu como sendo evolução de Electabuzz e Rozureido como sendo evolução de Roselia. Além disso, finalmente pudemos conhecer os novos iniciais! Naetoru/Naetle (Turtwig) era o inicial de planta, Hikozaru (Chimchar) o inicial de fogo e Pochama (Piplup), o de água.


Os novos iniciais

 

File:Japanese Scan 2006-08-05 02.jpg
File:Japanese Scan 2006-08-05 01.jpg
Novas scans da revista

Duas novas sombras de pokémons desconhecidos foram divulgadas na internet. Uma delas foi logo descoberta em um trailer, nele era possível ler o nome de Mukkuru, o novo pássaro pokémon. A outra tratava-se da sombra de um leãozinho.


Quem é esse Pokémon?

 


Mukkuru revelado!

 

Trailer onde Mukkuru é visto

Na divulgação de um calendário pokémon escaparam mais dois pokémons. Um deles era Pinpuku (Happiny), que seria a pré-evolução de Chansey, e o outro era Nyaruma (Glameow)


Mais dois novos pokémons!

 


Imagem do calendário

Enquanto ao anime… apenas continuava a temporada Battle Frontier, com a saga Advanced perto de terminar. Foi revelado que a nova saga do anime se chamaria Diamond & Pearl e teria a protagonista do jogo, Hikari (Dawn), como um dos personagens principais. Mais para frente foi possível descobrir Ash com novas roupas, reveladas numa revista. Houve depois um pôster da nova saga, onde podíamos ver Ash, Hikari e um treinador desconhecido, que nada mais era que Shinji (Paul). Isso levou muitos a crerem que Brock também fosse sair. No entanto, surgiu outro pôster, com Brock, confundindo muito os fãs. A saga advanced terminou com Ash enfrentando o Elekiburu de Gary.


Hikari foi selecionada para fazer parte do anime na próxima temporada

 


Ash com novas roupas

 


Diamond & Pearl… sem Brock?

 


Brock com Hikozaru?

A última CoroCoro antes do lançamento revelou 10 novos pokémons. Dentre eles estavam Koroboshi, Pinpuku, Mukkuru e o pokémon que pertencia à sombra do leãozinho, Korinku (Shinx). Os demais (que não haviam vazado antes) eram Bippa (Bidoof), Subomi (Budew), Minomucchi (Burmy), Masukippa (Carnivine), Zugaidosu (Cranidos) e Tatetopusu (Shieldon). Outros detalhes como pokébolas, a Ginga-Dan ~ Team Galaxy (Galactic) e o primeiro líder de ginásio também foram abordados.





Continuem babando fãs…

Numa outra revista, tivemos ainda a revelação oficial de mais dois pokémons. Nyaruma já tínhamos conhecido. O outro era Mimiroru, um coelhinho. Neste ponto já tínhamos um número considerável de pokémons já revelados e de pokémaníacos loucos.


… e os novos games, cadê?

Tudo muito bonito, mas não podemos nos esquecer das pegadinhas dos fãs! Silhueta daqui e de lá, algumas artes e boatos surgiram durante esse período.

Deoxys possuía uma forma em Ruby/Sapphire, outra em FireRed, outra em LeafGreen e outra em Emerald. Pensando nisso, desenvolveram uma sombra do que seria a forma de Deoxys em Diamond/Pearl. Falsa. Nos novos games seria possível mudar as formas do pokémon.

FAKE Deoxys
Mais uma forma para Deoxys?

Algum fã que acreditava numa possível evolução de Lickitung desenvolveu uma sombra à respeito. Embora Lickitung realmente tenha ganhado uma evolução, ela não havia sido divulgada antes do lançamento. A sombra foi outra mentira.


Evolução de Lickitung…

Começou a rolar alguns boatos de que os iniciais teriam outros tipos e não iriam ser dos tradicionais planta, fogo e água. Fizeram alguns esboços deles sendo do tipo lutador, noturno e psíquico. Eram tipos que fechavam uma cadeia de vantagens assim como planta, fogo e água (lutador tem vantagem a noturno, que tem vantagem a psíquico, que tem vantagem a lutador). Tudo não passou de boatos e até hoje os iniciais continuam sendo dos mesmos tipos que os originais.


Iniciais do tipo lutador, noturno e psíquico

Outra artwork dos iniciais é feita, desta vez após o fã ter visto a descrição de como eles seriam num blog japonês. Repare: tartaruga de planta, macaco de fogo e pinguim de água!


Novos iniciais baseados em suas características

Como Electabuzz havia ganhado uma nova evolução, criaram evoluções para Magmar e Jynx também. No fim das contas, apenas Jynx não ganhou evolução.


Supostas evoluções para Magmar e Jynx

Por algum motivo, fizeram também uma possível pré-evolução de Rukario


Rukario, um cachorrinho!

Enquanto as sombras misteriosas não eram reveladas…


… algumas aberrações surgiam

E após os iniciais terem sido revelados, inúmeras tentativas de suas respectivas evoluções foram feitas…



… e essas são só algumas delas

E claro, houve também pokémons totalmente inventados.



Hey You Pikachu DS - Korechu
Naasan, Tsurigu, Kisanda e Korechu foram só alguns deles

Quando a 4ª geração finalmente chegou, acabaram todos os fakemons (já estava mais do que na hora). No entanto, foi descoberto 3 pokémons na Pokédex que não foram divulgados oficialmente: Darkrai, Shaymin e Arceus. Eles só foram revelados com as estreias dos 10º, 11º e 12º filmes. Quando o game Pokémon Platinum ia ser lançado e o 11º filme também, tivemos a informação de que Giratina e Regigigas teriam novas formas: origin e sky, respectivamente. No entanto, era Shaymin quem teria a sky form.


Imagem de Platinum (oficial) com sprite beta da forma Origin de Giratina

 

Shaymin's Sky Form Revealed
Ilustração do que seria Shaymin em sua forma Sky

 

regg.pngreggg.png
Regigigas Sky Form!

Nas confirmações oficiais de Darkrai, Shaymin e Arceus, eles eram sempre escondidos por trás de pontos de interrogação, frustrando alguns fãs que acreditavam que era algum pokémon da 5ª geração. Outros Pokémons como a Pichu de orelha espetada e o Pichu de ukulele também vieram com as interrogações. Além deles, tivemos também algumas sobras, que não passavam de formas alternativas para Rotom.


Seriam novos pokémons da 5ª geração?

 

Eh si, erano Fakes :P by GreatMik
Que nada! Eram… Rotom?

A 4ª geração chegou com uma nova geração de fãs. A franquia Pokémon vem se expandindo mais e mais com o passar das gerações, sempre trazendo mais e mais novidades. É pokémon que não acaba mais!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...