A Passagem da 2ª para a 3ª Geração

As primeiras notícias da 3ª geração começaram a surgir em março de 2001. Três novos pokémons foram revelados, todos eles iriam participar do 4º mini-filme da série.


Os primeiros pokémons da 3ª geração a serem revelados

Luriri (Azurill) era a pré-evolução de Marill, outro pokémon pré-revelado na geração anterior. Era bem pequeno e sentava em cima da “bola” de sua cauda. O que muitos estranharam é quando descobriram o seu tipo. Por alguma razão, Luriri era um tipo normal, diferente de Marill, um tipo aquático.

Kakureon (Kecleon), o pokémon camaleão, foi o mais famoso pokémon pré-revelado na época. Em julho de 2001, na mesma semana em que o 4º mini-filme estreava nos cinemas, o anime exibiu um episódio onde dois Kakureon apareciam, e um deles era roxo! O pokémon se destacava pela sua capacidade de ficar invisível, causando grandes confusões para ser encontrado.

Hoeruko (Wailmer) foi o inédito pokémon baleia. No mini-filme fez uma breve aparição, ajudando Togepi a não se afogar.


Kakureon no anime

Ratiasu e Ratiosu (Latias e Latios) formavam a dupla de lendários que iriam estrear o 5º filme. Eles eram irmão e irmã. Durante um bom tempo foram apontados como as aves lendárias desta nova geração, visto que Kanto e Johto também possuíam as suas. No entanto, eram apenas dois novos pokémons do tipo dragão.


Duas novas… aves lendárias?!?

Junto com o filme de Ratiasu e Ratiosu tivemos o 5º mini-filme com mais 3 novos pokémons.

Sonano (Wynaut) é ninguém menos que a forma pré-evoluída de Wobbuffet.

Barubito (Volbeat) era um novo pokémon tipo inseto. O pokémon vaga-lume foi supostamente dito ser a pré-evolução de Ledyba.

Yomawaru (Duskull) era um novo tipo fantasma. Chegou até mesmo ser confundido com uma suposta “evolução de Sunflora durante a noite”.


3 novos pokémons que participariam do 5º mini-filme (imagem do poster do 5º filme)

Enquanto os novos pokémons iam sendo revelados, novas informações dos jogos eram reveladas. Inicialmente iriam se chamar Pokémon Advance, mas os nomes finais foram Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire. Nas imagens a seguir podemos ver um PokéMart de telhado vermelho e os novos pokémons com uma coloração esquisita.


Imagens do gameplay dos novos games já vazavam

Enquanto isso, a saga Johto do anime estava com os dias contados. Um novo pôster da nova temporada do anime foi lançado. Nele podíamos ver os novos iniciais: Kimori (Treecko), Achamo (Torchic) e Mizugorou (Mudkip). Ao fundo podíamos ver o prof. Odamaki (Birch), responsável por entregar os iniciais na nova região de Houen (Hoenn). Ash e Brock estavam vestindo pela primeira vez roupas novas. Misty, no entanto, havia deixado o grupo, para a tristeza de muitos fãs. No lugar dela, entraria a protagonista dos novos games, Haruka (May). Quem não acompanhava as novidades acreditava que Haruka era a Misty de “cabelo solto”. Além deles aparecia também um guri mais novo, que ninguém sabia quem poderia ser. Era Masato (Max), irmão de Haruka.


A saga Advance estava se aproximando

Um novo pokémon lendário de fogo foi divulgado na revista CoroCoro. Seu nome era Bashamo (Blaziken). Um treinador de Houen estava prestes a aparecer no anime, seu nome era Hazuki (Harrison) e seria um dos rivais de Ash na liga Johto. Mais tarde foi revelado que Bachamo não era um pokémon lendário, mas sim o estágio final de evolução de Achamo, o inicial de fogo. Como Hazuki era um treinador que veio de Houen, era de se esperar que tivesse alguns pokémons de lá. Hazuki usou um Bashamo e um Kakureon na liga. Durante um tempo Hazuki foi apontado como o protagonista dos novos jogos, até revelarem que o nome do novo protagonista era Yuki (Brendan).


Bachamo


Hazuki entre os competidores da liga Johto e Yuki, o novo protagonista

Na mídia, novas imagens do gameplay do jogo iam sendo reveladas, com novos pokémons. Entre eles, tínhamos Kinokoko (Shroomish), Pelippa (Pelipper), Samehadda (Sharpedo), Pochena (Poochyena), Jiguzaguma (Zigzagoon) e Subame (Taillow).



Kinokoko, Pelippa e Samehadda já possuiam suas próprias artworks divulgadas


Pochena, Jiguzaguma e Subame tiveram as suas feitas por fãs, baseadas nas screenshots




Novas screenshots

Finalmente as caixas dos novos games foram reveladas. Foi uma surpresa para os fãs que acompanhavam a virada da geração, pois muitos apostavam que Ratiasu e Ratiosu seriam os lendários principais de Ruby/Sapphire. No entanto, dois pokémons com uma aparência completamente fora do comum estavam nas capas. Eram Groudon e Kaiorga (Kyogre).


As box arts dos novos games


O dinossauro de rabo esquisito e a baleia assassina com braços

Pela primeira vez a Equipe Rocket não estaria no nosso pé. São reveladas duas novas equipes de vilões: Team Aqua e Team Magma. A equipe que você enfrentaria iria depender da versão que estivesse jogando.


Novos vilões


Screenshots

A revista CoroCoro revelou algumas cenas da próxima temporada do anime. Nela foi possível conhecer dois novos pokémons: Yarukimono (Vigoroth) e Jiiransu (Relicanth).


Novos pokémons no anime

Aqui temos um vídeo de uma versão demo de Pokémon Ruby. Podemos ver a rota 104 sem matinhos e sem solo de plantio de berries. Repare que a música de fundo das batalhas contra treinadores é a atual música de fundo das batalhas com pokémons selvagens. E claro, podíamos ver só os pokémons pré-revelados sendo utilizados. Os fãs japoneses que tiveram a sorte de jogar nessas demos puderam sentir antes de todo mundo como era uma batalha em dupla – estilo de batalha introduzida em Ruby/Sapphire.

Em uma outra demo, era possível ver um novo pokémon. A imagem logo vazou na internet. Ela mostrava uma batalha entre Jiguzaguma e Rarutosu (Ralts).


Foto tirada da demo


Fan Art de Rarutosu baseada na foto tirada da demo (reparem a semelhança)

Outros pokémons foram revelados ainda antes do lançamento dos novos jogos. Dentre eles, temos Kemusso (Wurmple), Karasairu (Silcoon), Mayurudo (Cascoon), Agehanto (Beautifly), Karama (Dustox), Taneboo (Seedot), Hasuboo (Lotad), Kyamone (Wingull), Sabonea (Cacnea), Namakero (Slakoth), Eneko (Skitty), Gonyonyo (Whismur), Yamirami (Sableye) e Kibanha (Carvanha).




Alguns dos novos pokémons, detalhe para o Eneko e o Gonyonyo de olhos abertos


Pôster com algumas silhuetas

Ah, não vá pensando que apenas as artworks feitas por fãs que ficaram diferentes do original. Algumas beta artworks dos pokémons da 3ª geração foram divulgadas, vejamos aqui algumas delas:


Aqui uma treinadora voando em seu Ratiasu… ou Bachamo? Bachamo seria do tipo fogo/voador e não fogo/lutador como na versão final, mesmo assim, esse pokémon também tem uma forte semelhança com Ratiasu


Já esta é uma artwork oficial, repare que a treinadora montada no Ratiosu é parecida com a anterior


E aqui temos um projeto de Achamo… o que me dizem?

A 3ª geração trouxe inúmeras novidades. Contests, batalhas em dupla, Abilities, Natures, PokéNav, novas pokébolas, dentre outras coisas que mudaram completamente o mundo pokémon. Tudo isso nos gráficos melhorados de Game Boy Advance. Sem contar os novos pokémons.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...