A Passagem da 1ª para a 2ª Geração

Durante a 1ª geração pokémon, vários sinais da 2ª geração surgiam, desde o seu início. Houou (Ho-oh) foi o primeiro pokémon da 2ª geração a dar as caras, logo no primeiro episódio do anime.


Houou no 1º episódio do anime

Embora pareça muito cedo, os primeiros detalhes da 2ª geração vieram no ano de 1997, ano este em que o anime estreava na TV japonesa. Os novos games foram inicialmente chamados “Pocket Monsters 2”, que hoje conhecemos por Gold & Silver. Durante um tempo, Houou ficou conhecido por Phoenix, a ave que revive das cinzas (de fato, Houou foi baseado nessa ave mitológica). Em sua aparição no anime, a ave apresentava uma coloração completamente dourada. Enquanto a 2ª geração ainda estava distante, os fãs acreditavam que era uma das aves do trio lendário de Kanto. O próprio Ash confundiu-a com a imagem de Articuno num quadro.


Ash achou Houou parecido com a gravura de Articuno

Mais para frente no anime, surgiu um ovo de um pokémon pré-histórico, de onde nasceu Togepi. Foi considerado por muitos na época como o pokémon nº 152. Dizem que sua inclusão antecipada ao anime foi com o intuito de substituir Pikachu. Embora Pikachu não tenha sido substituído, Togepi ganhou tantos fãs quanto ele. Em Gold/Silver, era possível receber um ovo de Togepi, assim como no anime.


O primeiro pokémon que não aparecia na pokédex

Buru e Mariru (Snubbull e Marill) apareceram no primeiro mini-filme. Mariru por um bom tempo ficou conhecido como Pikablu, por ser uma “versão azul” do nosso rato elétrico. Um tempo depois, no próprio anime, um personagem (Tracey) apareceu possuindo um Mariru. Enquanto os games da 2ª geração não chegavam, fãs tentavam de diversas maneiras encontrar os novos pokémons ainda nos games da 1ª geração. Muitos acreditavam que Mew era um dos novos pokémons, uma vez que todos falavam que existiam 150 pokémons e Mew era o nº 151. Bugs para encontrar Mew e Missingno nos primeiros jogos eram verdadeiros e começaram a surgir boatos de como chegar a outros pokémons completamente novos, intitulados PokéGods. Porém eram métodos exaustivos ou praticamente impossíveis. Para chegar até Pikablu, por exemplo, diziam ser necessário usar o Item Finder na caverna do Mewtwo até achar um item que falasse sobre um pokémon misterioso em Cinnabar, achando isso, bastava surfar no local do bug do Missingno para achar Pikablu. Claro, frustradamente, visto que nada disso funcionava. Se quiser saber um pouco mais sobre os PokéGods, acesse este website (página em inglês).


Um card do mini-filme “As Férias de Pikachu”. Nele podemos ver Snubbull e Marill sendo chamados de Buru e Pikablu, respectivamente. O card ganhou uma versão traduzida para os nomes americanos dos pokémons, porém o nome de Snubbull foi erroneamente grafado como “Snubble” (clique para ampliar).

Outra aparição foi a de Donfan (Donphan), logo no primeiro filme. O inédito pokémon elefante é utilizado numa batalha contra Ash, usando um golpe nunca antes visto na série. Contudo, não se tornou tão popular quanto Togepi e Mariru, visto que havia aparecido apenas no filme, e ainda com uma breve aparição.


Um card do filme “Mewtwo Contra-Ataca” mostrando Donfan em seu nome japonês e a versão corrigida do mesmo card, com seu nome americano

O maior mistério da 2ª geração foi ninguém menos que Lugia. O pokémon ia estrelar o 2º filme, porém tudo o que os fãs podiam ver era o seu vulto. Como ia aparecer junto com Articuno, Zapdos e Moltres, foi batizado como “a 4ª ave lendária”, acreditando que seria a ave aquática (enquanto a 2ª geração ainda não chegava, surgiram mais histórias falsas de como obter a 4ª ave lendária nas primeiras versões). No Japão, Lugia ficou conhecido como o “Pokémon Miragem” enquanto o filme ainda não era lançado.

Trailer do filme onde aparece o misterioso “Pokémon Miragem”

Yadoking (Slowking), outro pokémon participante do 2º filme, chamou muito a atenção dos fãs por sua aparência familiar. Pela primeira vez temos alguém relacionado com a primeira geração. Yadoking era um Slowpoke, porém que evoluiu quando Shellder mordeu sua cabeça, dando inteligência ao pokémon pateta. No entanto, a maioria acreditava que ele seria a evolução de Slowbro, uma vez que não era comum um pokémon com ramificação de evoluções (apenas Eevee podia evoluir para mais de um pokémon na época). Isso tudo sem contar que no filme Yadoking era um pokémon falante. Essa foi uma boa forma de mostrar a inteligência que tinha recebido o pokémon.


Novos pokémons da 2ª geração – os novos jogos ficavam cada vez mais próximos

Redba (Ledyba) apareceu logo no início do segundo mini-filme. Togepi tinha visto o pokémon joaninha voar e passou a segui-lo, seguido dos pokémons de Ash, Misty e Tracey. Além disso, um enxame de Redba voou carregando os pokémons de Ash e seus amigos nas costas. Sua participação não foi muito grande, porém marcou presença, sendo mais uma novidade no mundo dos pokéfãs.


Primeiros esboços do que seriam Redba e o rival de G/S/C, bem como a abertura dos novos games

Elekid foi o protagonista do 2º mini-filme. Destacou-se por ser a forma pré-evoluída de Electabuzz, outro pokémon já conhecido. Ele também despertou certo interesse nos fãs, ao verem que a 1ª geração possuía pokémons que evoluíam de outros “ainda não descobertos”. O anime, porém, já havia dado uma pista da existência desse pokémon. Alguns episódios antes do mini-filme ser exibido no Japão, mais especificamente no episódio em que Ash consegue a 3ª insígnia da Liga Laranja, Tracey mostra o desenho de um misterioso pokémon que encontrou, que acredita ser uma nova descoberta. Era um desenho das antenas de Elekid. Como nenhum dos fãs conhecia o novo pokémon, ninguém pode imaginar que era um Elekid na época.


Desenho de um misterioso pokémon, feito por Tracey

Hoohoo (Hoothoot) fez algumas breves aparições durante o 2º mini-filme. Se você não estivesse muito atento, talvez nem notasse a presença dele. O pokémon coruja foi apenas mais um “petisco” para matar a curiosidade dos fãs sobre os novos pokémons que estavam por vir.

Além de Hoohoo, Kireihana (Bellossom) também foi destaque no 2º mini-filme. O pokémon dançarino fez um belo show de dança nesse curta de Pikachu. O que muitos não podiam acreditar era como um pokémon tão grande como VILEPLUME poderia evoluir nessa pequenina. Mais uma vez, assim como Yadoking, os fãs desconheciam as novas evoluções ramificadas. Porém, o que mais impressionava era a diferença na aparência dos pokémons, pois os fãs estavam acostumados com evoluções parecidas com suas pré-evoluções. No início, Kireihana teria uma pele da mesma cor de Gloom, porém, com medo de ser tachada de imagem racista, a cor de sua pele foi alterada antes de sua aparição no mini-filme.


Artworks de Pokémons pré-revelados, note que Kireihana tinha a pele da mesma cor de Gloom

Enquanto a 1ª geração estava fazendo sucesso, todos os pokémons da 2ª geração estavam sendo criados. Muitos deles foram baseados em animais que até então não haviam pokémons correspondentes (elefante, joaninha, coruja, aranha, girafa, jacaré, ovelha, etc.) e claro, algumas formas evoluídas e pré-evoluídas de pokémons já existentes. A seguir podemos ver alguns esboços de pokémons, nem todos os esboços foram revelados, mas podemos ver como estes eram antes de sua versão final:



Beta artworks de Mariru, Happa (Chikorita), Kirinriki (Girafarig) e Baku (Qwilfish)


Mais algumas beta arts

A 2ª geração gerou grandes expectativas para os fãs. Como a internet ainda não havia se popularizado na época, as novidades geralmente vinham por meio da televisão, de revistas, ou mesmo de amigos. Isso certamente gerava vários boatos e conclusões precipitadas (foi dito até mesmo que seria possível andar de skate nos jogos, que substituiria a bicicleta). Muitas outras informações surgiam enquanto a 2ª geração não chegava. E então, quando as versões Gold & Silver foram lançados, tivemos uma nova geração cheia de novidades.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...