3ª versão × Remakes

Atualmente pokémon possui 19 games principais. São 2 pares de games, um 3º game que seria uma “versão melhorada” do par de games de sua respectiva geração, e também um par de remakes, um upgrade para a geração atual de um par de games já lançado numa geração anterior. Cada um desses games são conhecidos como “versão” de um jogo pokémon. Todos os 19 games principais possuem a palavra versão em seu nome:

  • Pokémon Red Version
  • Pokémon Green Version
  • Pokémon Blue Version
  • Pokémon Yellow Version
  • Pokémon Gold Version
  • Pokémon Silver Version
  • Pokémon Crystal Version
  • Pokémon Ruby Version
  • Pokémon Sapphire Version
  • Pokémon FireRed Version
  • Pokémon LeafGreen Version
  • Pokémon Emerald Version
  • Pokémon Diamond Version
  • Pokémon Pearl Version
  • Pokémon Platinum Version
  • Pokémon HeartGold Version
  • Pokémon SoulSilver Version
  • Pokémon Black Version
  • Pokémon White Version

As primeiras versões lançadas foram Red e Green. A 3ª versão lançada no Japão foi o Pokémon Blue, que tinha como principal novidade os gráficos melhorados. A versão Yellow foi lançada posteriormente, devido ao sucesso do anime. Por essa razão é conhecida como “Edição Especial de Pikachu”, que nada mais era que uma segunda 3ª versão, esta sim com algumas mudanças no gameplay que a versão Blue não trouxe. No ocidente o primeiro par de jogos foi Red e Blue, por possuírem gráficos melhores, e Yellow foi a 3ª versão nesta geração. Já na segunda geração tivemos Gold e Silver, e então a 3ª versão Crystal, com algumas novidades que o seu respectivo par de versões não possuía.

A 3ª geração chegou com mais novidades. Pouco antes de ser lançado a 3ª versão de Ruby e Sapphire, foram lançados os remakes dos games da primeira geração: FireRed e LeafGreen. Com os remakes, tivemos dois pares de jogos nesta geração. Os fãs puderam jogar as “primeiras versões” com gráficos da geração atual e com algumas novidades mais que não estavam presentes nas versões originais. A 3ª versão dos games da geração atual (Emerald) foi lançada logo após os remakes, trazendo muito mais novidades em relação ao seu par de jogos, se comparado a Yellow e Crystal.

No entanto, a 3ª geração acabou e nada de “ThunderYellow”. O par de remakes não ganhou sua 3ª versão. Diamond e Pearl seguiram com a nova geração. Desta vez, Platinum, a 3ª versão desses jogos, foi lançada antes dos remakes. HeartGold e SoulSilver vieram em seguida, trazendo de volta a história da segunda geração. Crystal, no entanto, também não ganhou seu remake, sendo que Black e White foram lançados logo na sequência, trazendo a 5ª geração Pokémon.


Devemos notar que, embora Yellow e Crystal não tenham ganhado seus remakes, coisas como pokémon andando fora da pokébola e a presença de Eusine e sua procura por Suicune são encontradas em HeartGold/SoulSilver. Essas características não existiam em Gold/Silver, mas sim em Yellow e Crystal. Talvez, o principal motivo das 3as versões não possuírem remakes esteja no fato das novidades introduzidas nas 3as versões estarem presentes nos remakes dos pares de versões.

Além disso, os remakes, por serem lançados em uma geração posterior ao lançamento dos games originais, tem muito mais facilidade para introduzir coisas novas, que uma 3ª versão não poderia. É difícil até de imaginar um Yellow com acesso às Sevii Islands, ou um Crystal com acesso à Safari Zone e Pal Park. Sem contar que podemos encontrar pokémons de Johto em FR/LG e pokémons de Hoenn em HG/SS, as gerações que vieram pelo caminho são “incorporadas” nos remakes, deixando-os mais ricos e atrativos que uma 3ª versão.

Games que estão por vir

Agora que estamos na 5ª geração, os fãs estão com muitas expectativas. Temos até então os pares de games Black e White. Os fãs apostam em Kyurem para estrelar a 3ª versão, supostamente chamada de Gray/Grey. Kyurem é o único lendário dragão que aparentemente tem alguma relação com Reshiram e Zekrom, sem contar que sua cor é cinza.

Além disso, é claro, os remakes de Ruby e Sapphire, que são os próximos da lista. Tanto FireRed e LeafGreen quanto HeartGold e SoulSilver foram lançados 10 anos após os lançamentos de seus games originais. Muitos fãs acreditam que não será diferente para Ruby e Sapphire e que o anúncio dos remakes destes games sairá no próximo ano. Sem contar os fortes indícios nos games da 5ª geração, como o retorno do HM Dive, a presença de dois rivais, uma família de treinadores que batalham com você consecutivamente, entre outras coincidências. Sem falar que a Dawn no anime decidiu continuar sua jornada de coordenadora em Hoenn. Além de tudo, Hoenn é o único continente até então que não foi renderizado em 3D num game de Nintendo DS.


Box Arts inventadas por fãs

Seja qual for o game que vier primeiro (3ª versão ou remakes), trará muitas novidades. Black e White aparentemente foram lançados muito rápido, logo após HG/SS. A 3ª versão com certeza trará muitas coisas que possam ter ficado no ar ou que poderiam ter sido melhores. E os remakes com certeza trarão de volta a história de Hoenn ao estilo da 5ª geração, muito provavelmente com as novidades de Emerald (como Scott e a Battle Frontier), ainda que sejam remakes de Ruby/Sapphire.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrEmail this to someonePrint this page

Comments

comments

Robert

Webmaster da Pokémon Mythology. Responsável pela redação e administração. Escreve a maior parte do conteúdo do site, em especial os detonados.

Você também pode gostar de...